Porcelanato Líquido 3D: O que é, como aplicar e suas vantagens

Neste breve artigo vou falar um pouco sobre o porcelanato líquido, explicar um pouco sobre o que é esse piso, como aplicar, onde comprar e principalmente as suas vantagens e desvantagens.

Antes de entrarmos direto ao ponto, noto que muitas pessoas confundem o que é porcelanato, então vou fazer uma rápida explicação sobre isso e daí passaremos a falar do porcelanato líquido ou porcelanato 3D como preferir.

Mas antes eu gostaria de recomendar a leitura de um artigo que fiz que fala sobre o piso vinilico em mogi das cruzes e também como é o piso laminado colocado mogi das cruzes.

O Que é Porcelanato?

O porcelanato é uma espécie de revestimento feito de cerâmica que pode ser usado tanto fora quanto dentro de sua casa.

As peças deste revestimento são muito bonitas, trazem um visual bem agradável aonde são colocadas e até hoje é o sonho de muita gente que está construindo.

Os porcelanatos podem ser usados em áreas secas e molhadas. Em áreas molhadas recomenda-se fortemente o uso de porcelanato com sistema antiderrapante para evitar graves acidentes.

Lembrando que este tipo de piso pode ser instalado em locais de pouco e bastante tráfego, portanto, pode ser usado facilmente em áreas comerciais além das residenciais.

Os porcelanatos podem ser colocados em áreas de banheiro, bancadas e até mesmo em paredes.

Outro ponto que podemos destacar no porcelanato é a uniformidade das cores, raramente há variações de cores no mesmo lote além de ser altamente resistente a abrasão tanto física quanto química.

Existem no mercado duas modalidades de porcelanato: o técnico e o esmaltado.

Conheça imobiliarias capao da canoa e imobiliaria capao da canoa

Piso Porcelanato Técnico

O piso toda massa (técnico) possui alta resistência mecânica e destaca como principal característica é que ele não recebe o banho de esmalte em sua superfície.

Vale lembrar que todo porcelanato técnico é retificado, de modo que o acabamento das bordas do porcelanato é totalmente reto, assim sendo, há uma grande diminuição da aparência do rejunte entre os pisos.

Piso Porcelanato Esmaltado

Já o piso esmaltado possui maior resistência mecânica e diferenciando entre eles que este recebe uma camada de esmalte na sua testa, conhecida como superfície.

A superfície do piso esmaltado recebe um acabamento mais natural conforme variação do produto.

Nas áreas externas e recomendado o porcelanato esmaltado com um pouco mais de aderência, sendo mais áspero ele evita quedas quando o piso estiver molhado.

Agora que falamos um pouco sobre o piso porcelanato, explicamos breve e bem rápido sobre o que é e creio que não reste mais dúvida, passamos então a falar do piso porcelanato líquido.

O que é Porcelanato Líquido ou Porcelanato 3D?

A denominação de porcelanato líquido é incorreta, uma vez que o que vemos não é um porcelanato mas sim um piso monolítico.

Os pisos monolíticos são aqueles pisos únicos, por si só eles não apresentam juntas e podem ser feitos com dois tipos de resinas, veja:

  • Resina de Poliuretano;
  • Resina de Epóxi;
  • Autonivelante Uretano.

Resina Poliuretano

A resina de poliuretano se adapta melhor as condições do clima de forma que as trincas e rachaduras são mais reduzidas. Ela se adapta melhor as dilatações e retrações ocasionadas pela variação da temperatura.

Há que se falar da resistência química deste tipo de resina que é muito boa. O famoso Raio Ultra Violeta (UV) e a Abrasão (PU) não tem ação muito danosa neste tipo de piso o que lhe gabarita a ser instalado facilmente em ambientes externos.

Os pisos em poliuretano não são danificados quando expostos ao sol e a chuva.

Resina Epóxi

A resina epóxi é a que apresenta o melhor acabamento. Ela impermeabiliza a superfície contra qualquer agentes contaminantes e é de fácil limpeza e higienização.

Essa resina possui o mais elevado grau de impermeabilização de todas as apresentadas, porém acaba sendo suscetível aos efeitos da umidade, mas ainda sim é o tipo mais higiênico.

Esse tipo de piso é recomendado para ambientes internos que não sofra muito incidência de raios Ultra Violetas já que podem sofrer manchas amarelas se exposto muito tempo ao sol.

O custo da resina epóxi é menor e a manipulação é bem mais fácil que a de poliuretano. Importante frisar que o epóxi é menos tóxico, possui pouco odor e aguenta alto tráfego.

Comumente você encontrará este tipo de piso em supermercados.

Autonivelante Uretano

O autonivelante uretano tende a endurecer ou secar mais rápido que o epóxi e sua base é mais fosca mas possui maior resistência física e química.

Se você procura um visual mais rústico esse é o tipo de piso ideal porém há limitações quanto a variedade de cores.

A resina uretano sofre os mesmos problemas que a resina epóxi quando se fala em ações dos raios UV, ou seja, toda cautela é boa.

Uma diferença boa é que o uretano não sofre com a umidade vinda do chão e pode ser lavado com vapor, além de poder ser facilmente aplicado em base com umidade não muito excessiva.

A oscilação de temperatura é bem suportada pela resina uretano, tanto a negativa (cerca de -40ºC) quanto a positiva (pouco além de 100ºC) facilmente.

Se forem tomados cuidados de proteção das ações do Ultra Violeta, esse piso pode ser aplicado em áreas externas, mas lembre-se, proteja bem o seu piso.

Por conta do belo visual e seu aspecto liso, trazendo uniformidade e brilho ao local, esse tipo de piso lembra muito o porcelanato e daí surgiu a denominação de Porcelanato Líquido.

A contra-senso dos revestimentos encontrados no mercado que utilizam rejuntes, o porcelanato líquido ou porcelanato 3d como também é conhecido, usa juntas mínimas o que traz a sensação de ser um piso totalmente único.

Como é feito o Porcelanato Líquido?

O porcelanato líquido é feito de resinas de epóxi e quando se fala das cores é que se inicia a beleza do piso. Ele pode ser feito em cores sólidas como azul, amarelo, branco, também muito usada em forma transparente e é nessa forma que se aplica os adesivos e as artes em 3D. Vale lembrar que o piso quando é de poliuretano as cores são limitadas a branco, bege e cinza.

Eu expliquei que cada tipo de resida tem uma função e por isso não se pode afirmar que A é melhor que B. O que se pode afirmar é que A pode ser mais indicada que B dependendo do local a ser instalado.

Se A não tem recomendação de ficar exposta a chuva você não vai colocar o porcelanato A em áreas externas desprotegidas, pois certamente terá problema.

Um grande erro que levam as pessoas a desistir e algumas vezes se decepcionares com o porcelanato líquido é a falta de instrução de onde e como instalar. Algumas vezes vimos pisos manchados por serem colocados em áreas inadequadas.

Pontos Importantes do Porcelanato Líquido

Há diversos quesitos a serem observados na escolha do seu piso e quando se trata de porcelanato líquido não é diferente.

Como todo piso, o 3D tem seus prós e contras mas ainda ele se destaca no mercado, ainda mais por ser uma novidade boa que vem agradando um grande público.

Para não ter qualquer tipo de surpresa, leia atentamente essas informações:

Revestimento Liso ou Antiderrapante

A escolha do tipo do piso inicia com a pergunta: Aonde vou instalar meu piso?

Se o lugar destacado para instalação do piso for área externa que possa ter contato com água como garagem, área de piscina, proximidade de banheiro etc, recomenda-se o uso de um piso com sistema antiderrapante.

Todos sabem que qualquer piso liso em contato com a água não é uma combinação muito boa, é acidente na certa.

Logo, nestes casos, recomenda-se fortemente a aplicação do piso antiderrapante.

Já em lugares secos e bem longe de áreas molhadas, o recomendado é o piso liso.

Os pisos lisos são mais brilhantes e mais bonitos e devem ser usados em áreas internas ou externas que não há incidência de água.

Vale lembrar que esses pisos devem ser protegidos do sol.

Junta de Dilatação

Estes pisos são únicos e não possuem as famosas juntas de dilatação entre pisos.

Por não haver juntas, os pisos dão a sensação de que são únicos e infinitos mas há que se escolher o tipo de piso ideal por contra da dilatação.

Acima eu disse que a resina poliuretano são melhores e mais resistentes no que tange a dilatação, vou recopiar e citar aqui:

A resina de poliuretano se adapta melhor as condições do clima de forma que as trincas e rachaduras são mais reduzidas. Ela se adapta melhor as dilatações e retrações ocasionadas pela variação da temperatura.

Se não houver cuidado e atenção nesse quesito, a chance de trincar o seu piso é enorme.

Por isso recomendo a leitura de como se faz o piso laminado colocado que dá para ter uma noção de como se coloca os outros pisos.

Acabamento em Brilho ou Fosco

Aqui é onde se tem aquela beleza especial dos pisos tanto no porcelanato liquido 3D quanto nos porcelanatos de cerâmicas.

O acabamento é o que dá o charme ao ambiente. Imagina um hall de entrada de um hotel todo brilhante? Que lindo ficaria!

Porém, em uma cozinha recomenda-se o uso do piso com acabamento fosco.

Tudo isso vai de acordo com o seu gosto e principalmente o bom-senso e sempre lembrar que o menos é mais.

Contrapiso Bem Feito

A característica do porcelanato por ser líquido é de se adaptar as superfícies nivelando-as e incumbindo as imperfeições.

Se for usar a resina poliuretano essa regra já muda. A massa aplicada nesta modalidade não aceita bem imperfeições e requer um contrapiso ou piso bem nivelado para evitar danos e imperfeições.

Então a regra básica é: SE FOR USAR RESINA POLIURETANO FAÇA UMA BOA ANÁLISE DO SEU ATUAL PISO.

Tipo da Resina

hoje em dia está muito fácil de se encontrar para vender as resinas do porcelanato 3D.

Ela é comercializada nas formas líquida ou pastosa e sua pintura pode ser encontrada em epóxi, monolítico autonivelante, em argamassa espatulada ou multicamadas.

Características do Porcelanato Líquido ou 3D

Existem diversos modelos e tipos de aplicação do porcelanato líquido e cabe a você entender e definir qual é o melhor para o seu ambiente.

Vou tentar explicar de forma clara e direta algumas das principais características que você precisa conhecer.

Argamassa Espatulado

Como o nome diz, ele é feita uma argamassa onde se acrescenta quarto e resina e através da misturadora (máquina própria para misturar a massa) se chega ao ponto ideal.

Este piso serve para superfícies irregulares e danificadas e é recomendada para ambientes que precisam de um piso com maior resistência por conta de tráfego intenso e pesado.

Se você tem uma área com piso existente um pouco danificado e com muita circulação de pessoas, não pense duas vezes para usar este tipo de piso.

Epóxi

Quando se usa pisos monolíticos a pintura mais recomendada é a de Epóxi.

Ela habitualmente é usada como acabamento por conta da sua baixa espessura ou até mesmo em pisos com ilustrações, traz uma beleza estética diferenciada.

O epóxi é muito utilizado quando se busca acabamento superbrilhante mas consegue-se chegar também no ponto de semibrilho e até mesmo o fosco.

Multicamadas

O piso em camadas múltiplas ou em multilayer como também é conhecido é feito como se fosse um bolo. Aplica-se diversas camadas de epóxi e poliuretano e costuma-se dar um banho de quartzo na resina.

Este tipo de piso é recomendado para corrigir imperfeições de superfícies e vale lembrar que quanto mais camadas forem usadas maior é a resistência adquirida.

Autonivelante

Estéticamente falando, este tipo de piso é um dos que mais tem o acabamento elogiado por sua beleza.

A resina vem pura e líquida, é aplicada em cima do piso em espessura de 1 a 5 milímetro e é capaz de corrigir toda a imperfeição do piso. Por conta dessa faceta, recebeu o nome de autonivelante ou autoniveladora.

Vale lembrar que se aplicado em cima de outro piso de porcelanato liquido a autonivelante servirá como um belo acabamento.

Vale lembrar das recomendações que fiz acima quanto a ambiente com umidade e alta incidência de raios solares.

 

As Vantagens do Porcelanato Líquido

O porcelanato líquido ainda pe algo novo no mercado e como tudo que é novo causa um pouco de desconfiança por parte das pessoas que em algumas vezes, por falta de conhecimento, optam pelo porcelanato de cerâmica.

Vamos destacar aqui algumas vantagens que achamos importantes que você conheça antes de fazer a sua escolha:

Limpeza

O porcelanato líquido é conhecido por ser um piso fácil de ser limpo.

Ele é muito utilizado em cozinhas, banheiros e lavanderias por conta da sua higienização, evitando que bactérias se proliferem facilmente.

Entulhamento

Uma das coisas mais adoradas quando se usa o porcelanato líquido é que no final da obra não existe aquele descarte monstruoso de entulho.

Imagina que ótimo: Sem sujeira, sem poeira, sem precisar gastar com caçamba…

No final, a praticidade e agilidade na limpeza da obra faz a grande diferença.

Piso Sobre Piso

Diferente dos porcelanatos que não podem ser colocados sobre outros pisos, o porcelanato líquido pode ser facilmente aplicado em cima de outros pisos independente de qual seja.

Se na sua casa tiver granito, você pode aplicar o 3D, e se for azulejo, o 3D também pode ser aplicado.

Qualquer que seja a superfície ele pode ser aplicado facilmente, economizando uma boa cifra com retirada de pisos e realização de contrapisos.

Rejuntes e Juntas de Dilatação

Esse tipo de piso não utiliza rejunte e nem as famosas juntas de dilatação o que pelo aspecto da higiene é sensacional. Não havendo espaços para as bactérias, o seu piso fica higienizado e também evita aquele acumulo de sujeiras que formam nos vãos dos porcelanatos de cerâmica.

Já na cozinha ele é altamente recomendado com acabamento em epóxi por conta da impermeabilização do chão. Aqueles restos de alimentos que caem no chão, aquela gordura que espirra na fritura, tudo isso não terá lugar para se alojar.

Resistência

Como expliquei acima, o 3D tem uma grande resistência e sua durabilidade é longa. Esse piso suporta contato com produtos químicos e o impacto é de acordo com o tipo de resina que você escolher. Algumas com mais resistência, outras nem tanto.

Em vista dos pisos que há no mercado hoje, o porcelanato líquido é bem resistente não deixando a desejar para nenhum dos ceramicados.

Cores

O piso de resina epóxi pode ser feito em diversas cores que você imaginar, fazer menção a madeira, usar o transparente por cima dos adesivos e tudo mais.

A transparência também é recomendada quando se quer deixar visível a base, aí é recomendado o uso do epóxi transparente.

Secagem

A rapidez em que o 3D seca é ditada pelo reagente que se usa para endurecer a massa.

Quanto mais rápido for a cura mais tempo se economiza, de forma que é bom pensar na mistura de bons produtos de aceleração de secagem.

A Arte do Porcelanato Líquido 3D

As fotos que impressionam com o realismo é feita através da resina epóxi transparente que é passada acima dos desenhos.

Você prepara toda a base com o adesivo desejado ou esquema de cor e vem selando com a transparência da resina.

O resultado é o que todos conhecemos, uma verdadeira obra de arte.

Quanto Custa o Porcelanato Líquido?

Como todo tipo de piso, o porcelanato líquido é cobrado por metro quadrado colocado, mas você pode negociar um preço de pacote fechado com o instalador. Quem não pexinxa paga o preço dado!

Não se esqueça de ver a metragem mínima para a instalação pois isso influenciará no preço final.

Onde consigo comprar o Porcelanato Líquido 3D?

O kit completo para você instalar o porcelanato líquido 3D é facilmente encontrado hoje em dia. Qualquer loja que venda pisos e revestimentos conseguem os ítens com facilidade.

Preste muita atenção nas marcas, não vou indicar nenhuma pois senão pode não ficar bom e você brigar comigo, mas faça uma pesquisa com o vendedor e pessoas que já instalaram e veja o que eles falam.

Um dos melhores preços que encontrei foi no Mercado Livre, que você pode acessar por clicando aqui.

Como instalar o Porcelanato Liquido 3D

como colocar porcelanato liquido 3d

 

 

 

Primeiro passo é verificar o local onde será aplicado o piso, fazer uma boa limpeza e retirar pedras ou detritos soltos.

Após isso, lixar e higienizar a base e espalhar a resina usando um rodo. Toda camada que for ser feita deve ser observado esse procedimento.

Porém, é de extrema importância você ler as instruções que os fabricantes encaminham e caso sinta dificuldade ou dúvida, fica mais barato contratar um profissional gabaritado para fazer a aplicação.

Como fazer a manutenção do Porcelanato Líquido?

Como todo piso, o cuidado com equipamentos e objetos que possam riscar e perfurar o piso é importante.

Uma boa dica é usar feltros ou borrachas nos pés dos móveis evitando que eles venham a riscar o piso ao serem arrastados.

Se notar pedras e areias, limpe seu 3D imediatamente e não deixe que nada esfregue nesses pedriscos.

Como limpar o Porcelanato Líquido 3D?

A limpeza é mais fácil que você possa imaginar.

Com apenas um pano, sabão neutro e agua é possível limpar qualquer sujeira. Evite usar produtos químicos que podem tirar o brilho do seu 3D.

Fotos do Porcelanato Líquido 3D

Caso haja alguma dúvida ou sugestão não se esqueça de comentar aqui embaixo =)